O Sindicato é seu, filie-se, torne-o cada vez mais Forte.

Quem Luta Conquista!!!

Últimas Notícias


I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo, 29 de maio de 2011

NEGOCIAÇÕES ACT 2011/2012

Companheiros e Companheiras,

O diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos da CDRJ, em ação inusitada, em 26/05/11, através da INTRANET, divulgou correspondência (CARTA DIRARH Nº 12670/2011) destinada ao presidente do Sindicato dos Portuários, alegando que “Pautado sempre no espírito público, na ética e na transparência na administração da coisa pública, e, sobretudo no respeito à Categoria Portuária...” (sic).

Poderíamos agora pegar pesado citando inúmeros casos (que passam por denúncia de cárcere privado, assédio moral e outras de cunho financeiro) que ele, através do comportamento e atos dos seus asseclas, prejudica não só aos trabalhadores e trabalhadoras, como também a coisa pública, pois já ultrapassam de duas centenas as ações trabalhistas que o Sindicato ingressou contra a CDRJ.

Ora, companheiros e companheiras, sabemos que esse moço, que quer a qualquer custo ser Presidente da CDRJ, que, segundo depoimento no site Portogente, chega quase todos os dias às 11 horas e de cabelo molhado na Empresa, não tem o respeito à Categoria Portuária como o seu forte.

Quanto a referida CARTA DIRARH, esse moço não usou de transparência e ética para sua elaboração, pois omitiu diversos trâmites entre o Sindicato e a CDRJ.

A saber:

Após as cartas DIRPRE 3441/11 e 6703/11, o Sindicato enviou as cartas CT Nº 51/11 e CT Nº 52/11, fato este suprimido da CARTA DIRARH 12670/11, as quais reportavam, respectivamente, a decisão do 10º CONPORT, estabelecendo o período de vigência do ACT para 2011 à 2012, e o desejo deste Sindicato em abrir as negociações das propostas do novo ACT com suas respectivas pautas nacional e regional aprovadas em assembléia.

Em reunião com a direção do Sindicato e o presidente da CDRJ, comunicamos que a parte laboral na comissão de negociação seria composta por dois companheiros escolhidos em assembléia, e o restante pela diretoria do Sindicato, pois em função do assunto da cláusula a ser discutido, estaria presente aquele diretor sindical que melhor dominasse o tema, sempre respeitado a paridade. Sendo assim, oficializamos a nossa representação através da CT Nº 111/11, em resposta à CARTA DIRPRE Nº 9405/2011.

Na semana seguinte, o presidente do Sindicato recebeu telefonema do presidente da CDRJ afirmando que havia sido orientado pelo titular da SUPREC quanto à necessidade da citação dos nomes de todos os representantes sindicais para a composição da Comissão Paritária do ACT. Afirmamos que seria sem propósito citar todos os nomes dos diretores. Tendo em vista a polêmica, o presidente da CDRJ disse que consultaria o advogado da casa e se posicionaria.

Como tal posição não nos foi comunicada, emitimos a CT Nº 134/11 afirmando que em função do tempo decorrido da indicação proposta pelo Sindicato, solicitávamos urgente agendamento de reunião para tratar das questões do ACT 2011/2012.

Na semana seguinte, o presidente do Sindicato recebeu telefonema do titular do GABPRE, alegando que recebera a supracitada correspondência sindical e que precisava da indicação formal dos nomes.

Tendo em vista a posição intransigente da SUPREC, e de forma a solucionar o absurdo problema, enviamos a CT Nº 140/11 indicando todos os nomes dos diretores sindicais para compor a referida comissão, apesar de tal ação nunca antes tenha acontecido, pois sempre, em todos os tempos, os diretores sindicais tiveram assento na mesa de negociação, independentemente de ter os seus nomes em portarias ou qualquer outra burocracia imposta pelos gestores da CDRJ da ocasião, como, diga-se de passagem, foi na época em que o titular da SUPREC era (ou fingia ser) diretor sindical, e agora impõe metodologias, também absurdas, que têm a clara intenção de atrapalhar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa em que ele trabalha (ou finge trabalhar) a exemplo, e por mando, do seu DIRETOR!

Enfim, queremos deixar claro que desde a entrega da provocativa contraproposta do ACT pela CDRJ ao Sindicato, em 29/04/2011, não conseguimos, por falta de manifestação formal da CDRJ e conseqüente ausência dos seus membros, concretizar reunião para negociação do ACT 2011/2012.

Colocamos a disposição da Categoria toda a documentação pertinente aos trâmites da negociação do ACT 2011/2012.

TODOS NO ATO PÚBLICO DIA 01/06/2011, ÀS 10 HORAS EM FRENTE AO EDIFÍCIO SEDE!!!

PELO INÍCIO IMEDIATO DAS NEGOCIAÇÕES DO ACT 2011/2012!

JUNTOS SOMOS FORTES!!!

sábado, 28 de maio de 2011

A R9 (Resolução CCE no 09/96) JÁ ERA!!!

Muito lutamos, em conseqüência conquistamos. Desde a época do FHC existiam restrições, através da famigerada Resolução nº 9, que limitavam os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras à CLT, ou seja, os Acordos Coletivos de Trabalho para nada serviam eram simplesmente as leis trabalhistas que davam e limitavam os nossos direitos. ACABOU... mas ainda falta, não é só isso!

Vejam bem... para eles, que acham que o pouco que temos é o suficiente, engolir e assumir através de CIRCULAR SUPREC (abaixo) deve doer muito! Danem-se, pois QUEM LUTA CONQUISTA!

CIRCULAR SUPREC No 015/2011

O SUPERINTENDENTE DE RECURSOS HUMANOS

comunica que a DIREXE, em sua 1927a reunião, realizada em 17/05/2011, autorizou o pagamento das diferenças referentes à suspensão dos efeitos da Resolução CCE no 09/96, do período de 01/06/2009 a 30/04/2011, sobre o Adicional por Tempo de Serviço – ATS, Gratificação de Férias e Adicional Noturno, que passam a ser concedidos, sem distinção, para todos os empregados da CDRJ.

Comunica, também, que as condições previstas no Acordo Coletivo de Trabalho 2009/2011, conforme estabelecido no Parágrafo Quarto da

Cláusula Trigésima Quinta, serão mantidas até a data da assinatura de novo ACT.

REUNIÃO NA SECRETARIA DE PORTOS

Estivemos com o Ministro Interino e atual Secretário Executivo e demais Secretários (todos recém empossados) na SEP, em reunião com a FNP, UNAPPORTUS e demais sindicatos dos portuários de norte a sul do país. Nesta ocasião, cada qual colocou as suas posições e necessidades.

Ficou como compromisso, por parte da SEP:

1- Que será aberto diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras, através de Grupo de Trabalho Perene, instituído por Portaria SEP e presidido pelo Secretário Executivo, para tratar as questões e necessidades da Categoria Portuária, no que tange a relação capital X trabalho; política de gestão profissional para os portos; recursos humanos; PORTUS etc, e que inicialmente esse grupo de trabalho será em forma de Comitê de Relações de Trabalho, que tratará das questões do ACT Nacional e dos Regionais que tenham dificuldades de negociação em cada Cia Docas, tendo a sua primeira reunião já marcada para o próximo dia 2;

2- Orientar que cada Cia Docas, em especial àquelas que assim não fizeram, iniciem imediatamente as negociações para renovação do ACT Regional com cada sindicato;

3- Que a política para o PORTUS é a de manutenção e recuperação da sua “saúde” financeira;

4- Que as cláusulas do ACT 2009/2011 estão garantidas até a assinatura do ACT 2011/2012.

Em especial, quanto as nossas questões na CDRJ, relatamos que estávamos mantendo, de forma diferente dos demais sindicatos dos portuários, o Ato Público para o dia 01/06/11, tendo em vista as grandes dificuldades na relação com a Diretoria de Administração e RH.

O Secretário Executivo afirmou que a relação com a referida Diretoria iria mudar e que antes do dia 1º seríamos chamados para iniciar as negociações do ACT 2011/2012.

VAMOS AGUARDAR!!!



O IMPORTANTE É ESTARMOS MOBILIZADOS PARA O ATO PÚBLICO E MOSTRARMOS QUE SOMOS DE LUTA!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SITUAÇÃO DO PORTUS

O Comitê Nacional em Defesa do Portus elaborou resumo da situação do nosso Instituto de Seguridade, clique no link abaixo e veja:
docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B1F5e55PF-ttYjhiZjJhZTgtNGJhOS00ZTQyLTg1NzQtYTkyNmRkMGMxNjVh&hl=pt_BR

sábado, 21 de maio de 2011

DECISÃO DE ASSEMBLÉIA E CONVOCAÇÃO PARA ATO PÚBLICO

Caríssimos companheiros e companheiras,

Ontem realizamos Assembléia, cuja pauta apontava:

1 -Decretação de Estado de Greve Nacional;

2 -Definição do dia 01/06/11, data base da Categoria, como dia nacional de luta;

3 -Realização, no dia 01/06/11, de ato público em frente das Cias Docas visando esclarecimento à Categoria e à população quanto as nossas reivindicações referentes ao PORTUS e ao ACT nacional e regional.

Todas essas ações foram decorrentes ao não agendamento de reuniões e formação de grupos de trabalhos, por parte da SEP e das Cias Docas, de forma que iniciássemos as discussões quanto aos ACT’s (nacional e regionais) e PORTUS.

As direções dos Sindicatos dos Portuários, cada qual com sua própria estratégia, procederam ações. A nossa foi:

1 - Divulgar, nas diversas mídias (através de entrevistas e depoimentos) e nos fóruns de representações que temos participação (CAP’s, CONSAD, UNNAPORTUS etc), a insatisfação e o inconformismo com o não atendimento pelo Governo, em especial pela SEP, aos trabalhadores e trabalhadoras, através dos seus respectivos sindicatos;

2 – Tornar público que a Direção de Recursos Humanos da CDRJ, além dos diversos erros que prejudicam os trabalhadores e trabalhadoras e em conseqüência a própria CDRJ (pois inúmeras são as ações trabalhistas que o sindicato ingressa), até hoje não quis iniciar as discussões do ACT 2011/2012 (REGIONAL).

Em decorrência, o Ministro dos Portos sensibilizou-se e atendeu à Federação Nacional dos Portuários comprometendo-se:

1 – Realizar reuniões semanais com o Secretário Executivo da SEP e equipe, a partir do dia 26/05/11, em grupo de trabalho formado pelos sindicatos para tratar do ACT nacional;

2 – Conduzir o tema PORTUS pessoalmente junto aos demais órgãos do Governo.

Em contrapartida, o Diretor de Recursos Humanos da CDRJ insiste em nos ignorar!!!!

Sendo assim, a Categoria Portuária Brasileira suspendeu os atos públicos em cada estado, com exceção da nossa do Rio de Janeiro que decidiu, em assembléia e por unanimidade, tendo em vista a insensibilidade da Direção de Recursos Humanos da CDRJ que continua não recebendo os trabalhadores e trabalhadoras, diferentemente do Ministro Cristino:

1 – ASSEMBLÉIA EM ABERTO;

2 - ESTADO DE GREVE;

3 – ATO PÚBLICO DIA 01/06/11, ÀS 10 HORAS EM FRENTE A SEDE DA CDRJ, PELO ACT E EM REPÚDIO A INSENSIBILIDADE E A FALTA DE RESPEITO AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS.

Companheiros e companheiras, não deixem que decidam por vocês, quando não estamos presentes as coisas tomam rumos por vontade daqueles que participam e tornam-se legítimas.

CRITICAR SEM PARTICIPAR NÃO É O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA E SIM DA DEMAGOGIA!!

JUNTOS SOMOS FORTES!!!

Em tempo: ontem na Assembléia havia mais de 200 companheiros e companheiras.

QUEM LUTA CONQUISTA!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

INCA PEDE SOCORRO!

Se você não for doador, ao menos divulgue, essa atitude pode mudar muitas vidas!!!

Sol

INCA PEDE SOCORRO!!!

Quem tiver contatos no RJ, por favor, retransmitir a mensagem. É importante.

O INCA - Instituto Nacional do Câncer - fica na Praça da Cruz Vermelha - 23, no Centro do Rio).

Repasse a mensagem para quem vocês puderem, pois a situação do Instituto Nacional do Câncer

é realmente dramática. Eles não têm sangue, nem doadores. Já saíram notas nos jornais e pouco adiantou.

O Instituto Nacional do Câncer - INCA - está precisando urgentemente de doadores de sangue.

O banco de sangue está quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, até para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que também passam pela mesma dificuldade: falta de doadores.

A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante.

Sem ela, muitos pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas.

Para doar, basta chegar na portaria do Hospital com sua carteira de identidade ou qualquer documento

similar, apresentando- se como doador.

NÃO vá em jejum, alimente-se de coisas leves e não gordurosas (evite derivados de leite), evite o álcool por pelo menos 12 horas.

Você deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos e pesar 50kg ou mais.

Esta mensagem pode alcançar muitos doadores, se você enviar agora para outros endereços.

Por favor, colabore. Faça a sua parte! Muitas vidas agradecem.

OBS: Mesmo que você não possa ou não esteja interessado em realizar a doação, não deixe de repassar essa mensagem para seus amigos.

É uma causa importante, todos podem colaborar de alguma maneira.

ENDEREÇOS - RJ:

RIO DE JANEIRO

Hospital Universitário Graffree e Guinle

Rua Mariz e Barros, 775 -Tijuca - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22290-240

Hospital Mário Kroeff - Associação Brasileira de Assistência ao Câncer Rua Magé, nº326 - Penha Circular - Rio de Janeiro-RJ

CEP 21020-130

Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer I

Pça. Cruz Vermelha, 23 - Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20230-130

Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer II

Rua Equador, 831 - Santo Cristo - Rio de Janeiro-RJ

CEP 20220-410

Instituto Nacional de Câncer - INCA - Hospital do Câncer III

Rua Visconde de Sta. Isabel, 274 - Vila Isabel -Rio de Janeiro-RJ

CEP 20560-120

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UFRJ

Avenida Brigadeiro Trompowski, s/n - Ilha do Fundão - Rio de [WINDOWS-1252?]Janeiro–RJ

CEP 21949-900

Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ

Avenida 28 de setembro, 77 - Vila Isabel - Rio de Janeiro-RJ

CEP 20555-030

Instituto de Hematologia do RJ - Hospital de Hematologia - HEMORIO

Rua Frei Caneca, 8 - Centro - Rio de Janeiro-RJ

CEP 20211-030

Volta Redonda

Radiclin

Rua 26, nº3 - Vila Santa Cecília - Volta Redonda-RJ

CEP 27260-270

RIO DE JANEIRO

Campos

Hospital Geral Dr. Beda - Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia LTDA.

Rua Conselheiro Otaviano, 129 - Centro - Campos-RJ

CEP 28010-272

Clínica Santa Maria Ltda.

Rua Conselheiro Otaviano, 195 - Centro - Campos-RJ

CEP 28010-140

Niterói

Hospital Universitário Antonio Pedro - UFF

Rua Marques do Paraná, 303 - Centro - Niterói-RJ

CEP 24030-210

Nova Iguaçu

Hospital Universitário de Nova Iguaçu

Avenida União, 673 - Nova [WINDOWS-1252?]Iguaçu–RJ

Instituto Oncológico Ltda.

Rua Dr. Barros Junior, 1135 - Nova Iguaçu-RJ

CEP 26215-070

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SERÁ QUE TEMOS NADA A CONTRIBUIR?

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ (Prourb) promovem segunda e terça-feira, 16 e 17 de maio, um seminário sobre as ações de revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro. Intitulado “Porto Maravilha – desafios e problemas”, o evento reúne representantes da Prefeitura e da sociedade civil, estudiosos da questão e estudantes para um diálogo que busca o aperfeiçoamento das iniciativas de recuperação da área.(sic)

Muitas cidades nascem, crescem e se desenvolvem no entorno (por causa) de um porto. A atividade portuária impacta e é impactada, no sentido positivo e negativo, por estas cidades. O Porto do Rio não morreu e tão cedo não morrerá, sendo assim esse processo continuará acontecendo. Nós portuários e portuárias vivemos, estudamos, aprendemos, ensinamos e chegamos ao ESTADO DA ARTE DA ATIVIDADE PORTUÁRIA (além de trabalhar no porto, muitos de nós moramos nas casas, nas vilas, nas comunidades ... da zona urbana portuária).

Será que temos nada a contribuir?

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Portuário do Rio de Janeiro teme retrocesso no setor portuário nacional

Andréa Margon - de Vitória/ES
reportagem


“Deve estar ocorrendo algum mal entendido”. A observação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários dos Portos do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Magalhães Giannetto, sobre o fato de o ministro Leônidas Cristino, da Secretaria de Portos (SEP), não atender às muitas solicitações de audiências.




Em conversa com o Portogente, Giannetto disse que se tiver indicação política para o Porto do Rio de Janeiro, irá fazer muito barulho e promete até parar o porto. “Não pode haver retrocesso. Tivemos avanços na operação portuária e melhorias para os trabalhadores. Não pode haver retrocesso”.



Giannetto falou, ainda, que já enviou diversos ofícios e e-mails pedindo um encontro com o ministro, mas que não obteve nenhum retorno. “Não posso acreditar que numa gestão de ministério, cujo governo fala em continuidade, o comportamento é diferente. Não é concebível que, na continuidade, tenha um ministro tão diferenciado”.



O presidente do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro falou que uma grande massa dos portuários cariocas votou na [presidenta] Dilma, frente ao trabalho que estava sendo feito nos portos. “Mas, agora, esse [ministro] não escuta os trabalhadores”.



fonte: http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=45318

O BERRO DA PLATAFORMA

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS
No dia 04/05/2011, em Brasília, foi realizada reunião com os sindicatos de todo Brasil para avaliar a situação do Portus e dos Acordos Coletivos Nacional e Regional.

Também foi discutida a atitude do Ministro da Secretaria de Portos que, ao contrário de seu antecessor, resiste ao recebimento dos trabalhadores e trabalhadoras e conseqüentemente de suas reivindicações.

Ficou decidido, por unanimidade, iniciar um processo de luta visando mostrar ao Governo nossa insatisfação quanto ao tratamento do Ministro e da morosidade na definição do aporte financeiro, definido no Governo Lula, ao Portus e do inicio da negociação coletiva junto à SEP.

Assim ficou acertada a realização de Assembléia no dia 20/05/2011 no mesmo horário para aprovação das seguintes ações:

1- DECRETAÇÃO DE ESTADO DE GREVE;

2- DEFINIÇÃO DO DIA 01/06/2011, DATA BASE DA CATEGORIA, COMO DIA NACIONAL DE LUTA;

3- REALIZAÇÃO, NO DIA 01/06/2011 DE ATO PUBLICO A FRENTE DAS CIAS DOCAS VISANDO O ESCLARECIMENTO À CATEGORIA E A POPULAÇÃO DE NOSSAS REIVINDICAÇÕES, QUANTO AO PORTUS E QUANTO AO ACT NACIONAL E REGIONAL.

É imprescindível nos mantermos unidos para que possamos mostrar ao Governo nosso poder de luta e a disposição de realizarmos um movimento forte para alcançarmos nossos objetivos.

Assim, a direção do Sindicato convoca a todos para ASSEMBLÉIA NO DIA 20/05/2011, ÀS 11:00 HORAS EM PRIMEIRA CHAMADA E ÀS 11:30 HORAS EM SEGUNDA E ÚLTIMA CHAMADA NA AV: FRANCISCO BICALHO Nº 47 (CLUBE DOS PORTUÁRIOS).

PREVIDÊNCIA PRIVADA
A maior parte da categoria portuária está assistida pelo Instituto Seguridade Portus, o que, ao nosso entendimento, causa aos novos companheiros tratamento diferenciado. Visando corrigir esta irregularidade, o Sindicato está disponibilizando modelo de requerimento à CDRJ para a instituição de plano de previdência privada.

Faça a sua parte, vá ao Sindicato e dê entrada no requerimento.

VISITE O BLOG DA SECRETARIA DE APOSENTADOS NO SEGUINTE ENDEREÇO:
wwwportuariosaposentadosrj.blogspot.com

QUEM LUTA CONQUISTA!

sábado, 7 de maio de 2011

REUNIÃO COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DO PORTUS

Brasília foi ponto de encontro de trabalhadores portuários. O Comitê Nacional em Defesa do PORTUS - Instituto Seguridade Social, (Previdência Complementar dos portuários), formado para defender o fundo de pensão dos trabalhadores, teve dia 04/05/11 a sua quarta reunião, lembrando que foi no Décimo Congresso, em plenária final e por unanimidade que foi decidido por sua criação, o que veio a acontecer no dia 30/11/2010, na cidade do Rio de Janeiro. Composto por Líderanças sindicais,Federação Nacional dos Portuários, Cias Docas, Portus, CONDEL, UNAPPORTUS, APP/SANTOS,APP/RJ além do presidente de Honra, ministro da SEP.

Na ocasião comporam a mesa de abertura: Everandy Cirino, presidente do Sindaport e vice presidente da FNP, Hugo Amboss, representante da CODESA, Claudio Menezes, representante da SEP, Eduardo Guterra, presidente da Federação Nacional dos Portuários e coordenador do CNDP, Eduardo Marinho, presidente do PORTUS, João Neto, representante da EMAP, Stela Cavalcante, representante da CDC, Dr. Marcelise Azevedo, escritório Alino e Roberto( assessoria jurídica) e Vilson Arsenio, presidente da UNAPPORTUS, que na ausência do coordenador Eduardo Guterra, será o responsável pelo CNDP.

Para o presidente da FNP, e coordenador do CNDP, Eduardo Guterra, "ampliar os esforços em defesa do Portus é uma necessidade", afirmou durante a abertura do evento. Ressaltou também que o objetivo do CNDP, é discutir, debater as questões em todos os níveis para sensibilizar não só a sociedade, mas principlamente os setores responsáveis. Já para o presidente do PORTUS, Eduardo Marinho, ele diz que ainda nota-se uma certa resistência do governo contra a instituição, mas que isso não impede que o trabalho seja feito com afinco em sua gestão.

Dr. Wanderlei Freitas, representante da Global Prev, fez uma explanação e apresentou dados contendo valores de dívidas atualizadas das patrocinadoras, destacou ainda, quanto devem pagar para sanarem o débito. Apontou possíveis soluções que seriam: Que as patrocinadoras celebrem o contrato de financiamento e reconheçam as diferenças das reservas de tempo de serviço anterior, conhecido também como ( RTSA), além das patrocinadoras, auditarem suas dívidas.

Finalizando os trabalhos da manhã, Claudio Menezes da SEP, declarou que a Secretária Epecial de Portos continua sensível a questão do PORTUS e afirmou que o ministro Leônidas Cristino, já assinou o decreto que autoriza o repasse de R$ 150 milhões as DOCAS de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, e encaminhou o processo á Casa Civil, agora aguardam aprovação.

Na parte da tarde, os trabalhos continuaram com os sindicatos e a FNP, as propostas para um calendário de lutas foi sugerida. Ficou decidido que as reuniões da CNDP, serão feitas uma vez ao mês. Mobilizações e encaminhamentos para as negociações do Acordo Coletivo Nacional foi um dos principais assuntos da pauta do dia. As decisões que foram deliberadas durante a reunião será oficializada e encaminhadas as entidades, governos, Cias Docas, SEP.

Comunicação FNP
Janara Rodrigues

FNP e DIEESE - Nova subseção

Federação Nacional dos Portuários e DIEESE definem a nova subseção


Reunião define a subseção do DIEESE na FNP. O objetivo da subseção, de acordo com o presidente,Eduardo Guterra, é “poder nos apropriamos das informações do setor portuário, por meio da criação de um banco de dados, usando estes elementos para facilitar nossas ações sindicais”. Além disso, segundo o presidente, “O Comercio exterior é uma atividade estratégia para a economia do nosso país, por isso é fundamental que o movimento sindical tenha o real conhecimento do desempenho do mesmo, até para debater e discutir propostas para a melhoria do setor portuário. O Dieese disponibilizará uma Economista que trabalhará na Federação oito horas, participará de seminários, elaborará documento e relatórios, bem como, acompanhará o Desempenho Portuário no Brasil”. A 1ª Subseção Nacional do Dieese no Setor Portuário significa um salto na qualidade dos nossos argumentos e nas nossas informações, tanto para o movimento sindical, como também para a sociedade civil.
Abaixo as atividades que esta subseção no Setor Portuário poderá desenvolver,:
· organização de bancos de dados sobre o sistema portuário brasileiro e sobre as Companhias Docas;
· estudo das políticas públicas relativas ao setor, em particular as direcionadas para a estrutura, investimentos no setor e das condição de trabalho nas cias. Docas;

· estudos sobre desempenho do setor portuário, evolução e características do emprego, condições de trabalho, remuneração, entre outros;

· estudos sobre outros temas de interesse sindical, tais como política econômica, orçamento de investimentos; orçamento das estatais, finanças das empresas, legislação do setor, modelo e práticas de gestão pública, entre outros;

· apoio ao desenvolvimento de pesquisas socioeconômicas, tais como sobre o perfil de categoria;
· desenvolvimento e execução de seminários de capacitação sobre negociação coletiva, poder aquisitivo dos salários, participação nos lucros ou resultados, planejamento de campanha salarial, entre outros; e


· preparação de subsídios técnicos para encontros, congressos e para a intervenção sindical em eventos.
Para mais informações: Os contatos deverão ser feitos com Clóvis, coordenador geral do DIEESE em Brasília, através do email ou do telefone abaixo:

Clovis@dieese.org.br
Telefone: 61- 8404- 7068


Comunicação FNP
Janara Rodrigues

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PROMOCÕES

O Sindicato dos Portuários, em reunião quinzenal com o representante da DIRARH, que são realizadas com o objetivo de tratar das pendências e cobrar o que entendemos que são de nosso direito, em discussão a respeito das promoções que não foram aplicadas (a dois anos), deixou claro que o critério para aquelas que dizem respeito, conforme preceitua o PCES, ao mérito não poderiam ser aplicadas a esse titulo, pois os critérios não estavam previamente concebidos.

Para que possamos entender o PCES diz que: No mês de abril deverão ocorrer promoções por mérito e no mês de outubro por antiguidade, 0,8% e 0,2% da folha de março respectivamente. Como a CDRJ não realizou as promoções a Direção do Sindicato fez gestão desse ganho a todos da Categoria.

Desta forma ficou acertado. Cobramos também a divulgação prévia do trabalho.

Tudo combinado, nada feito, lançaram na conta, ou não, valores que ninguém nem a direção do sindicato nem a Categoria entendem qual foi o critério.

Companheiros e companheiras entendam: O QUE É NOSSO NINGUÉM VAI TIRAR! Eles erram e nós, atentos que estamos, cobramos e em cima desses erros exigimos o tratamento isonômico a todos.

Isto posto, enviamos correspondência à Presidência da CDRJ, para que sejam publicados os esclarecimentos necessários e imprescindíveis no que diz respeito à metodologia aplicada.

Por fim entendemos, como se trata de uma excepcionalidade gerada pela falta de competência dos gestores do PCES, e que por mais que nós não concordássemos, desde o inicio, com a metodologia de mérito para promoções assim foi feito e agora não podem adotar critérios baseados em regulamentação não cumprida por eles próprios!