O Sindicato é seu, filie-se, torne-o cada vez mais Forte.

Quem Luta Conquista!!!

Últimas Notícias


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BERRO ASSEMBLEIA ACT 2011/2012

BERRO ACT 2011/2012
Como é de conhecimento geral, foi realizada ontem Assembléia convocada através de todos os trâmites legais, inclusive edital de convocação publicado no Jornal Expresso, do dia 27/09/2011, com pauta específica para o ACT 2011/2012.

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS
A direção da CDRJ em resposta à correspondência nossa, na qual questionávamos definição das cláusulas do ACT 2011/2012 que ainda, segundo os membros patronais da Comissão Paritária (instituída pela portaria DIRPRE nº 110/2011, para negociar o referido ACT), deveriam ser objeto de análise superior, limitou-se apenas a sugerir que não tinha ainda definição aos nossos questionamentos e que “tendo em vista minimizar os efeitos dessa demora, esta Companhia solicitou à SEP autorização para conceder, em caráter de adiantamento, valor equivalente 9,643% (nove virgula seiscentos e noventa e três centésimos por cento – sic), nas tabelas salariais que compõem o Plano de Carreira, Empregos e Salários – PCES e o Plano Unificado de Cargos e Salários – PUCS da CDRJ e respectivas VPNI’S, conforme já concedido na CODESP. Tão logo obtida tal autorização o pagamento dos meses atrasados será feito em uma única vez em folha suplementar.”
Tendo em vista essa inexplicável postura da direção da CDRJ, a Categoria, em demonstração de unidade e disposição de luta, por unanimidade, decidiu:

1- Manter a presente Assembléia em aberto e em caráter permanente, até a solução final ao ACT;
2- Continuação da Assembléia, no mesmo horário e local, no dia 10/10/2011, para avaliação das negociações e organizações da greve de advertência;
3- Greve Geral e Irrestrita, de advertência, no dia 11/10/2011, caso a evolução das tratativas do ACT sejam consideradas pela plenária como insatisfatórias;
4- Operação padrão a partir do dia 13/10/2011;
5- Continuação da Assembléia no dia 17/10/2011 para avaliação e organização da greve, por tempo indeterminado;
6- Greve, a partir de 18/10/2011, por tempo indeterminado.
Registramos a presença, além da Categoria Portuária, representantes da FNP, CUT, Sindicato dos Bancários do RJ, APPORTUS, APP RJ, AGPERJ e APS.
Aproveitando a oportunidade, o companheiro Camilo, ex diretor do PORTUS, se colocou a disposição e prestou esclarecimentos quanto à intervenção do Portus.
Caríssimos companheiros e companheiras de luta, vamos mostrar à CDRJ, ao DEST, ao Ministério de Planejamento e ao Governo como um todo, quem somos e porque fazemos a diferença. Se acaso em algum porto tem Sindicato que não é de luta e aceita vergonhoso ACT, NÓS NÃO!!!!
O ACORDADO ATRAVÉS DE COMISSÃO PARITÁRIA LEGALMENTE INSTITUIDA TEM QUE VALER!
Vamos nos organizar e preparar um belo movimento de luta, mostrando que estamos juntos e que, para esse e para todos os momentos, o mais importante é a UNIDADE EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS E DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE CADA UM DE NÓS E DAQUELES QUE DEPENDEM DO NOSSO TRABALHO!
Vamos aproveitar e mostrar a esse Diretor de Administração que nossa Casa é dos Portuários e das Portuárias e, como disseram no Portogente, “ele não pode entrar na nossa casa, se servir da nossa mesa e cuspir na gente. O dele está guardado. Praga de portuário espalha no oceano”.

QUEM LUTA CONQUISTA!


Sérgio Giannetto
Presidente do Sindicato dos Portuários do RJ


SEJA SÓCIO DOS SEUS INTERESSES!
FILIE-SE AO SINDICATO!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Resultado da Assembléia ACT






A Categoria Portuária em demonstração de unidade e de luta aprovou por unanimidade as ações abaixo, bem como fez manifestação de repúdio aos desmandos do Diretor de Administração e Finanças da CDRJ (indicado politicamente pelo PSB).
Estavam presentes, em apoio e engajadas às nossa lutas a FNP, CUT RJ e Nacional, Apportus, App RJ, Associação da GP e APS
Calendário de Luta:
Dia 10/10 Assembléia para organizar greve;
Dia 11/10 Greve Geral de advertência por 24 horas nos Portos Rio, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis;
Dia 13 e 14/10 Operação Padrão nos Portos Rio, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis;
Dia 17/10 Assembléia;
Dia 18/10 Greve por tempo indeterminado.

Quem Luta Conquista!

É HOJE!!!

ACT 2011/2012,
VAMOS MOSTRAR AO GOVERNO QUE SOMOS FORTES E DE LUTA!
TODOS NA ASSEMBLÉIA ÀS 11 HORAS NA AV. PRESIDENTE VARGAS 502, 21º ANDAR.
QUEM LUTA CONQUISTA!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ASSEMBLÉIA É AMANHÃ!!!

NÃO ESQUEÇAM!!!
Amanhã, dia 29 de setembro, às 11 horas todos na ASSEMBLÉIA. Av Presidente Vargas 502, 21º andar. AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MUDANÇA DE ENDEREÇO DA ASSEMBLÉIA DO DIA 29

A Assembléia do dia 29 de setembro foi tranferida do Clube dos Portuários para o Auditório do Sindicato dos Bancários - Av PRESIDENTE VARGAS 502, 21º ANDAR, no mesmo horário.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ASSEMBLÉIA

O BERRO DA PLATAFORMA
ÓRGÃO INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PORTUÁRIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RUA ACRE, 47 – SALAS 501 A 507 – CENTRO/RJ – TELS.: 2518-4601 / 2516-1816 – FAX: 2223-1902
e-mail: sindicato@portuariosrio.org.br – visite nosso site e blog: www.portuariosrio.org.br / sindportosrio.blogspot.com


COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS

PORTUS

Como deve ser do conhecimento de todos, o governo decretou intervenção no nosso instituto de seguridade PORTUS.

Essa medida, de pronto, causou mal estar e desconfiança na categoria portuária em todo o Brasil.

Rapidamente, nos mobilizamos junto aos demais Sindicatos Portuários, FNP, Associações e UNAPPORTUS, tendo sido criado na SEP uma Comissão Paritária com três (3) representantes dos trabalhadores, três (3) do governo e seus respectivos assessores para acompanhamento do processo de intervenção.

No último dia 13, foi realizada a primeira reunião, tendo o Sr. José Crespo, interventor, ressaltado que o objetivo da intervenção seria sanear o Plano de Benefícios do PORTUS, e que aquela Comissão seria sempre informada de suas ações.

O presidente da FNP assinalou que nos manteríamos mobilizados para uma reação imediata se o desfecho da intervenção caminhasse para liquidação do instituto, tendo em vista que a maior dificuldade de liquidez da entidade era resultante das dívidas das suas patrocinadoras, ou seja, do próprio governo federal.

Ainda cobrou o repasse dos restantes R$ 150 milhões pactuados com o presidente Lula como antecipação do pagamento DE PARTE da dívida do governo com o PORTUS.

No dia seguinte, em reunião na SEP recebemos a notícia de que esse valor seria aportado em três parcelas (setembro, outubro e novembro).

No próximo dia 26 de outubro será realizada a segunda reunião da referida Comissão, oportunidade em que será apresentado pelo interventor o cronograma do seu trabalho.

Sabemos que o momento é delicado e que devemos nos manter prontos para as ações que se tornarem necessárias em defesa do nosso patrimônio.

COMPANHEIROS, FIQUEM ATENTOS. VISITEM O BLOG DO SINDICATO E DA FNP E ACOMPANHEM O ANDAMENTO DE NOSSAS AÇÕES.


ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

A Comissão Paritária do ACT encerrou seus trabalhos onde foram acordadas diversas cláusulas, sendo outras remetidas à direção da CDRJ para análise e pronunciamento.

Como sempre, o DEST, intempestivamente, resolveu intervir na livre negociação entre a empresa e a categoria.

Já dissemos à SEP e ao próprio DEST que NÃO ABRIREMOS MÃO DO QUE É NOSSO POR DIREITO E POR CONQUISTA!

A direção do sindicato tem atuado em diversas frentes; no congresso, na SEP, em instâncias de governo, no sentido de que a nossa negociação com a CDRJ seja respeitada pelo DEST.

Assim emitimos correspondência à CDRJ, solicitando manifestação formal sobre a proposta de ACT 2011/2012 para que a possamos submeter à categoria para análise e deliberação em assembléia.

Desta forma, estamos convocando os companheiros e companheiras para que no dia 29 de setembro, no Auditório do Sindicato dos Bancários, Av Presidente Vargas 502, 21º andar, ÀS 11:00 EM PRIMEIRA CHAMADA E ÀS 11:30 EM SEGUNDA E ÚLTIMA CHAMADA POSSAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO PORTUS e analisar a proposta do ACT da CDRJ e definirmos as ações que deveremos tomar, das quais não descartamos nenhuma. Estamos prontos para radicalizar e se preciso for ENTRAREMOS EM GREVE.

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR.
QUEM LUTA CONQUISTA!

sábado, 17 de setembro de 2011

VIAGEM A BRASÍLIA




Estivemos em Brasília pra tratar ACT e Portus.
Quanto ao ACT:
Nos foi posicionado em reuniões na SEP que o Governo Federal, através do DEST (Ministério de Planejamento), indicava a não concessão de aumento real a nenhuma Estatal, e sim o reajuste, apontado pelo IPCA, aos salários e às cláusulas com efeito financeiro. Alegamos que era inconcebível à Categoria Portuária que o Governo (que se diz socialista) invista mais de 6 bilhões de Reais nos portos e se recuse a dar 5% de aumento real e 5% de produtividade e outras melhorias aos seus trabalhadores e trabalhadoras. Mesmo assim, apontamos possíveis alternativas que poderiam ser aceitas pela Categoria, e esperávamos que a posição governamental fosse revista e nos apresentasse uma contraproposta àquela da Comissão Paritária, até dia 27, pois entre os dias 28 e 30 de setembro, todos os Sindicatos dos Portuários estariam realizando suas Assembléias.
De modo a pressionar politicamente a posição intransigente do DEST, visitamos diversos senadores e deputados federais (dentre os do Rio de janeiro, destacamos o senador Lindberg e o deputado Aureo que colocaram as suas estruturas à nossa disposição) afim de que se posicionassem a nosso favor e agendassem reunião com a ministra do planejamento Mirian Belchior. Como resultado, dentre outros encaminhamentos além do total apoio de todos à nossa causa, a senadora Ana Rita está agendando reunião com o senador Jose Pimentel, líder do governo daquela Casa, e, ainda, o senador Paim enviou correspondência à Ministra do Planejamento solicitando reunião com os Sindicatos dos Portuários (cópia disponível no Sindicato).
Quanto ao Portus:
Foi realizada a primeira reunião da Comissão instituída pela SEP com o interventor José Crespo e membros da FNP e UNAPPORTUS.
Ficou acertado que os restantes 150 milhões que faltavam dos 400 milhões prometidos pelo presidente Lula serão depositados nas contas do Instituto em 3 parcelas (30 de setembro, 30 de outubro e 30 de novembro).
Os mesmos senadores e deputados federais se comprometeram a criar uma Frente Parlamentar em defesa do Portus e promover audiência pública cujo tema será o Instituto.
Maiores detalhes ou dúvidas, estou à disposição, me procurem!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ACT PORTUS

Estamos voltando a Brasília, além da reunião com a FNP, temos ações políticas e “técnicas” na tentativa de superarmos a intransigência governamental no que se refere ao ACT e Portus. Qualquer dúvida ou maior informação é só me ligar. A luta atual tem suas dificuldades, porém vontade e garra não nos faltam para superá-las. Somos vencedores! Ao voltarmos vamos partir para a decisão.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TERCEIRIZAÇÃO DA GUARDA PORTUÁRIA



PARA AQUELES QUE SE PREOCUPAM VERDADEIRAMENTE COM A ATIVIDADE DA AUTORIDADE PORTUÁRIA NOS PORTOS ORGANIZADOS, PARA AQUELES QUE AGORA PASSARAM A SE PREOCUTAR E PARA AQUELES QUE DIZEM QUE SE PREOCUPAM MAS INTENÇÃO É OUTRA:
AS AÇÕES FEITAS PELA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA CDRJ VISANDO TERCEIRIZAR OS POSTOS DITOS FORA DO PORTO ORGANIZADOS ESTÃO ORA PARADAS POR AÇÕES DO SINDICATO (ESTAMOS AGINDO PARA QUE A TERCEIRIZAÇÃO DESSES POSTOS NÃO ACONTEÇA). NESSE GOVERNO DO PT, OS POSTOS DITOS DENTRO DA ÁREA DO PORTO ORGANIZADO NUNCA SERÃO TERCEIRIZADOS, OS NOSSOS INTEGRANTES DA GP NÃO PERDERÃO O EMPREGO POR CAUSA DA TERCEIRIZAÇÃO. TEMOS CONVERSADO E TRAÇADO ESTRATÉGIA COM A ASSOCIAÇÃO DA GP, ATRAVÉS DE REUNIÕES REGULARES, PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS, PARA TRATAR DE TODAS AS QUESTÕES E INTERESSES DA INSTITUIÇÃO E DOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DA GUARDA PORTUÁRIA.