O Sindicato é seu, filie-se, torne-o cada vez mais Forte.

Quem Luta Conquista!!!

Últimas Notícias


I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Trabalhador que vendeu férias já pode pedir restituição do IR

Os trabalhadores que venderam dez dias de férias entre 2004 e 2007 já podem pedir à Receita Federal a restituição do Imposto de Renda equivalente. O órgão estima em R$ 2 bilhões o valor total a ser pago com estas restituições, corrigidas pela taxa básica de juros (Selic).

De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, será publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União uma instrução normativa estabelecendo que o valor da venda de férias do funcionário, que antes era tributável, passe a ser restituído.

Segundo Adir, a partir desta segunda-feira os interessados já podem baixar os programas referentes aos respectivos anos em que ocorreu a venda de férias - por exemplo, se foi em 2004, o programa a ser baixado é o do IRPF 2005 - e repassar as informações a Receita pela internet.

"Aqueles que venderam férias terão que fazer uma declaração retificadora, informando como rendimento isento o valor das férias vendidas", explicou o supervisor nacional do IR. "Se ele vendeu os 10 dias nos quatro anos, vai ter que baixar os programas de todos os anos, ou então apenas o do ano vendido", completou.

As empresas não são obrigadas a repassar tais informações aos funcionários, mas a Receita acredita que não haverá má vontade por parte dos empregadores em auxiliar o trabalhador. Se houver algum problema neste sentido, Adir garante que o órgão poderá estudar alguma mudança. Na declaração do ano-base 2008, as férias vendidas já podiam ser informadas como rendimentos isentos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ENQUADRAMENTO

Em reunião do Sérgio Giannetto com o Jorge Mello (CDRJ), este sindicato agendou para a próxima semana o início da discussão para revisão do enquadramento no PCES.

BANCO DE HORAS ...

Assim que soubemos da intenção de alguns elementos, que têm parte de poder na CDRJ, em transformar em "compensação" horas trabalhadas pela Guarda Portuária (em especial aquelas que foram feitas na dobra no dia da chuva), levamos ao conhecimento do fato à diretoria da empresa e alertamos da ilegalidade. Sendo assim, o erro está sendo corrigido e serão pagos os valores devidos. Informamos que em hipótese alguma, qualquer empregado que trabalhe em escala, será compensado com BANCO DE HORAS, mesmo porque existe uma legislação própria para seu uso. Sendo assim todo e qualquer tipo de dobra ou extra, será remunerada em ESPÉCIE, nunca em folga.
Enquanto isso, esses mesmos elementos insistem em não dar o direito ao BANCO DE HORA e HORÁRIO FLEXÍVEL conforme consta no ACT, àqueles que o têm (inclusive descontando de forma arbitrária pequenos atrasos). O Sindicato está atento e já marcou para semana que vem reunião para regulamentação do BANCO DE HORAS e HORÁRIO FLEXÍVEL e solicitou ainda que sejam corrigidos os descontos inadequados,sob pena de denúncia o descumprimento do ACT.
Nos dias 8 e 9 de junho ultimo, em reunião realizada em Santos, a FNP e sindicatos filiados, teve incluso mais uma vez o tema Guarda Portuária em seus debates. O sindicato do Rio de Janeiro, mais uma vez presente, questionou a importância do assunto fazendo-se mostrar a necessidade de que fosse discutido como assunto de pauta, não apenas informes, no fórum que será realizado em agosto. Após esta vitória, foi deliberado que mesmo tendo o assunto, guarda portuária como pauta no Congresso, a FNP organizará um Seminário sobre Segurança Portuária.
Outro assunto que tomou grande proporção foi, a unificação da data base nacional e a criação de um ACT unificado, visto que o RJ esta sendo visto como paradigma em outros estados devido suas conquistas.
Encontram-se disponíveis no site (http://www.portusinstituto.com.br/) e unidades de atendimento o regulamento do PB1 alterado e o Quadro Comparativo com o texto vigente e o aprovado, bem como a correlação dos regulamentos

PORTUS

O PORTUS, em conjunto com os patrocinadores, já está elaborando estudos para a criação de um novo plano de benefícios, que, quando aprovado será oferecido aos empregados vinculados ao quadro de pessoal das empresas portuárias e Cias. Docas.
No período de 05/07/2010 a 05/09/2010 será realizado o recadastramento dos participantes ativos e assistidos.
Unidade de Atendimento Portus RJ.
Av.Rio Branco, 37/4º andar – Centro/RJ

sábado, 12 de junho de 2010

Mas também de RESULTADOS

Este será um portal de LUTA


Mais uma ferramenta de informação aos Portuários e Portuárias

Taí, mais uma ferramenta de interação com os Portuários e Portuárias do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí, Angra dos Reis e Arraial do Cabo.
Esperamos que este novo portal de informações seja ferramenta indispensável para todos os portuários(as) e que sirva de ligação direta entre o Sindicato e todas as comunidades Portuária.

Marco JAMIL - Guarda Portuário.