EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA LUIS INÁCIO LULA DA SILVA;
EXELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO DA SECRETÁRIA DOS PORTOS PEDRO BRITO, EM NOME DE QUEM SAÚDO OS DEMAIS MINISTROS PRESENTES NESTE ATO;
EXCELENTÍSSO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO JÚLIO BUENO QUE NESTE ATO REPRESENTA O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO;
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EDUARDO PAES;
ILUSTRÍSSIMO SENHOR REPRESENTANTE DOS EMPRESÁRIOS PORTUÁRIOS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CDRJ MILTON TITO;
ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR-PRESIDENTE DA COMPANHIA DOCAS DO RIO DE JANEIRO JORGE LUIZ DE MELLO;
CARÍSSIMO COMPANHEIRO EDUARDO LÍRIO GUTERRA PRESIDENTE DA FEDERAÇAO NACIONAL DOS PORTUÁRIOS, EM NOME DE QUEM SAÚDO TODAS AS LIDERANÇAS SINDICAIS PRESENTES NESTE ATO;
CARÍSSIMOS COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS TRABALHADORES DOS PORTOS DO RIO DE JANEIRO.
HOJE, NESTA OCASIÃO FESTIVA, TEMOS MUITO O QUE CELEBRAR. DEVEMOS COMEMORAR ALÉM DO CENTENÁRIO DO PORTO DO RIO, O INÍCIO DO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DE SUA REGIÃO URBANA, NUNCA ESQUECENDO DA VOCAÇÃO PORTUÁRIA NATA, POIS O PORTO DO RIO DE JANEIRO SEMPRE FOI, É E SERÁ O PRINCIPAL VETOR DE DESENVOLVIMENTO.
A ATIVIDADE PORTUÁRIA NÃO SE RESUME EM MOVIMENTAÇÃO DE CARGA, DESCARGA E ARMAZENAMENTO NA ÁREA PRIMÁRIA, MAS TAMBÉM NA RETRO-PORTUÁRIA.
TODOS QUE CONHECEM E ESTUDAM PORTOS SABEM QUE SE NÃO HOUVER ÁREA RESERVADA PARA PROJETOS FUTUROS, O PORTO, EM POUCAS DÉCADAS, ESTARÁ PROVAVELMENTE INVIABILIZADO.
DEVEMOS COMEMORAR TAMBÉM O QUE CONSIDERO A MAIS SIGNIFICATIVA CONTRIBUIÇÃO DESSE GOVERNO PARA OS PORTOS NACIONAIS, QUE FOI A CRIAÇÃO DA SECRETARIA DOS PORTOS, ANTIGA REINVIDICAÇÃO DA CATEGORIA PORTUÁRIA.
A PARTIR DESSA CORAJOSA INICIATIVA DO NOSSO PRESIDENTE LULA, COM SUA VISÃO DE ESTADISTA E DO MINISTRO PEDRO BRITO, E VALOROSA EQUIPE, COM SUA IMENSA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO E EFICÁCIA DE ADMINISTRADOR PÚBLICO, FOI ESTABELECIDO UM NOVO MARCO NA RELAÇÃO ENTRE GOVERNO E TRABALHADORES E TRABALHADORAS PORTUÁRIAS.
OS PORTOS, QUE SÃO A PORTA DE SAÍDA DE NOVENTA E SETE POR CENTO DE TODOS OS PRODUTOS EXPORTADOS PELO PAÍS, PASSARAM A SER TRATADOS COM A IMPORTÂNCIA DEVIDA, DEIXANDO ASSIM DE SEREM OS ÚLTIMOS DA FILA DE PRIORIDADES, COMO ACONTECIA NOS GOVERNOS PASSADOS, ENEBRIADOS PELA IMPOSIÇÃO DA DITADURA OU PELA CANTORIA NEOLIBERAL QUE VARREU O MUNDO, QUASE LEVANDO OS PORTOS BRASILEIROS AO COLAPSO OPERACIONAL E INSTITUCIONAL, PRODUZINDO EFEITOS DESASTROSOS IMENSURÁVEIS A TODOS QUE LHE SÃO VINCULADOS.
A PARTIR DA CRIAÇÃO DA SECRETARIA DOS PORTOS, FOI COLOCADO EM PRÁTICA UM CANAL ABERTO COM O MINISTRO, TENDO COMO INTERLOCUTORES A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PORTUÁRIOS E OS SINDICATOS.
HOJE, NÃO EXISTE MAIS UM CAMPO DE BATALHA ONDE O GOVERNO FICAVA DE UM LADO E OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO OUTRO, CADA UM PENSANDO EXCLUSIVAMENTE NOS SEUS INTERESSES.
HOJE, SENTAMOS, CONVERSAMOS, DEBATEMOS, PRESSIONAMOS QUANDO E O QUANTO FOR NECESSÁRIO, E NÃO PARAMOS ATÉ QUE SEJAM ENCONTRADAS ALTERNATIVAS VIÁVEIS.
APRENDEMOS A AGIR COM PRAGMATISMO, SEM JAMAIS ESQUECER AS NOSSAS BANDEIRAS HISTÓRICAS, BUSCANDO SOLUÇÕES QUE SEJAM VIÁVEIS PARA TRABALHADORES E TRABALHADORAS, GOVERNO E, PRINCIPALMENTE, PARA O BRASIL.
FOI DESSA FORMA QUE CONQUISTAMOS, ENTRE OUTRAS, O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA CDRJ, PELO QUAL LUTAMOS POR VINTE ININTERRUPTOS ANOS.
DEVEMOS TER A CONSCIÊNCIA DE QUE AINDA HÁ MUITO POR FAZER E POR LUTAR:
PRECISAMOS DEFINITIVAMENTE SALVAR O NOSSO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA, O PORTUS, E DISPONIBILIZÁ-LO A TODOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS, SEJAM VINCULADOS, SEJAM AVULSOS;
CANCELAR A RESOLUÇÃO 9, HERANÇA MALDITA DO NEOLIBERALISMO QUE RESTRINGE A LIVRE NEGOCIAÇÃO NOS ACORDOS E CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO;
INCENTIVAR E TREINAR OS NOVOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DE TRABALHO;
REGULAMENTAR NACIONALMENTE A GUARDA PORTUÁRIA E GARANTIR A SUA INCLUSÃO NO PROGRAMA BOLSA COPA E BOLSA OLÍMPICA;
INVESTIR NA QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA;
GARANTIR O TRABALHO DOS AVULSOS, COMO AVULSOS, QUE APESAR DE TEREM SUAS DEVIDAS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS E SEUS DIREITOS INSTITUIDOS NA LEI DOS PORTOS, ESTÃO AINDA SUBMETIDOS A INTERESSES PARTICULARES DE ALGUNS EMPRESÁRIOS;
EFETIVAR A REINTEGRAÇÃO, ÀS COMPANHIAS DOCAS, DAQUELES QUE FORAM INDUZIDOS AO COVARDE DITO PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA, BEM COMO DOS ANISTIADOS DEMITIDOS INJUSTAMENTE;
CUIDAR DOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS QUE DEDICARAM TODA SUA VIDA AO TRABALHO PORTUÁRIO QUE ESTÃO, COMO DIZEMOS: PRÓXIMOS AO FIM DE CARREIRA, AQUARDANDO UM ENQUADRAMENTO NO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O TEMPO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL;
E EM ESPECIAL CUIDAR DOS NOSSOS APOSENTADOS E APOSENTADAS.
EM RESUMO, PEDIMOS AO PRESIDENTE LULA, AO MINISTRO PEDRO BRITO, AO DIRETOR-PRESIDENTE DA CDRJ JORGE MELLO QUE OLHEM COM CARINHO PARA TODOS NÓS QUE FIZEMOS E FAZEMOS OS PORTOS DO RIO DE JANEIRO FUNCIONAR TODOS OS DIAS E NOITES, LUTANDO CONTRA AS LIMITAÇÕES A QUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS SÃO SUBMETIDOS.
POR FIM, QUERO DIZER QUE UMA DAS MAIORES VIRTUDES DO SER HUMANO É A GRATIDÃO E COMO TRABALHADOR, SINDICALISTA, PAI E BRASILEIRO, EM NOME DE TODA A CATEGORIA PORTUÁRIA AGRADEÇO AO COMPANHEIRO PRESIDENTE LULA POR TER RECOLOCADO O BRASIL NO TRILHO DA HISTÓRIA RESGATANDO A AUTO ESTIMA DE TODA UMA NAÇÃO.
QUE DEUS NOS ABENÇOE!
MUITO OBRIGADO E BOA TARDE A TODOS E TODAS.
SMGIANNETTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário