O Sindicato é seu, filie-se, torne-o cada vez mais Forte.

Quem Luta Conquista!!!

Últimas Notícias


I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma nova SEP

Uma nova SEP
Texto publicado em 02 de Novembro de 2010 -
Porto Gente

Esta Gazeta é atualizada às terças e sextas-feiras

Ganha força a ideia de transformar a Secretaria de Portos em Ministério de Logística no governo Dilma Rousseff. A pasta reuniria, além dos portos marítimos, a política, o planejamento e a gestão de outros modais, que hoje estão espalhados em outros ministérios.

Novos caminhos

Vários técnicos da área portuária, que analisam outros modelos de administração do setor de logística, como o da Alemanha, estão convencidos de que o Brasil necessita unificar o setor para criar uma logística integrada capaz de solucionar os gargalos enfrentados por produtores de várias partes do País.

Laboratório

A Secretaria de Portos realiza, em dezembro próximo, seminário de Logística, em Fortaleza.

Então tá

O dono atual da pasta, o PSB do deputado Marcio França, acredita ser impossível a nova presidenta do País, que assume no dia 1º de janeiro de 2011, voltar atrás sobre o compromisso de garantir a continuidade da Secretaria de Portos (SEP). O presidente do CAP do Porto de Santos, Sérgio Aquino, também.

E tem mais...

Alguns integrantes do partido, inclusive, garantem que existe estudo em andamento para fortalecer ainda mais a estrutura da SEP, com a inclusão de novas funções e responsabilidades.

Maré boa

Os estados em que Dilma Rousseff se destacou nas regiões Norte e Nordeste são aqueles que têm complexos portuários fortes e em franco crescimento nos últimos oito anos.

Milagre dos peixes

Ceará, com o Porto de Pecém, 77,35%. Pernambuco, com o Complexo Industrial e Portuário de Suape, 75,65%. E Maranhão, com o Porto do Itaqui, 79,09%.

Público x privado

Entra na agenda dos portos nacionais a discussão da privatização das gestões portuárias. Já existem alguns sinais que apontam para um caminho diferente no setor portuário, como o caso do Porto de Aratu, na Bahia, onde tudo poderá ser passado para as mãos da iniciativa privada.

Um olho no gato...

O sindicalista portuário Eduardo Lírio Guterra defende mudanças na escolha das diretorias das Autoridades Portuárias no governo Dilma. Sugere institucionalizar a forma de definição das diretorias como é feito, por exemplo, no Banco Central e nas agências reguladoras.

Hercúleo

O sindicalista lembra, ainda, que a SEP, para colocar o programa nacional de dragagem em pé teve de enfrentar, primeiro, o sucateamento da indústria de dragagem no Brasil.

Vale tudo

Candidato derrotado à reeleição a deputado estadual pelo PT, o médico Fausto Figueira já articula para ocupar o cargo de presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Entrega o boné

Para um antigo e bem informado funcionário do Porto de Santos, o presidente da Codesp, José Serra, pretende cumprir seu tempo só até o final de dezembro. Isolado na sua diretoria, sem entusiasmar a comunidade portuária, distante da família e com a certeza de não continuar no cargo, Serra acha que cumpriu o papel de substituir Di Bella Filho.


Olhai por nós

A Guarda Portuária do Brasil faz um apelo ao ministro Pedro Brito para que a categoria tenha o devido reconhecimento, obtendo uma estruturação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário