O Sindicato é seu, filie-se, torne-o cada vez mais Forte.

Quem Luta Conquista!!!

Últimas Notícias


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Primeira reunião do COMITÊ DE RELAÇÕES DE TRABALHO PORTUÁRIO

Estavam presentes nesta reunião o Secretário Executivo da SEP e assessores; a FNP e os Sindicatos dos Portuários do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande. Nesta ocasião foram apresentadas a Memória da Reunião da SEP com a FNP, de 16/05/2011, tendo como objeto “Dar início a um processo permanente de diálogo com a classe trabalhadora dos Portos brasileiros” e a Ata de Reunião de Instituição do Comitê de Relações de Trabalho Portuário, de 26/05/2011, onde estão registradas as participações da SEP, FNP, UNAPPORTUS e dos Sindicatos do Rio de Janeiro, Santos, Rio Grande, Bahia, Pará e Espírito Santo.

Ao iniciar a reunião foi apresentada a planilha intitulada “PROGRAMAÇÃO dos eventos do desenvolvimento das açÕES DO COMITÊ DE RELAÇÕES DO TRABALHO PORTUÁRIO”, para período de maio a agosto de 2011. A FNP apresentou, sendo discutido cada assunto pelos presentes, a nossa Proposta de ACT 2011/2012 Nacional. Outros assuntos foram também tratados no decorrer da reunião, entre os quais, a nossa representação questionou: os cargos comissionados ocupados por pessoas fora do quadro e por maioria das vezes sem o devido conhecimento técnico; a política profissional de gestão portuária; os cursos oferecidos pela empresa que são freqüentados por pessoas fora do quadro e ao saírem da empresa levam consigo tais conhecimentos; a contratação pela CDRJ de serviço de vigilância para exercer a atividade própria da Guarda Portuária; a questão da cobrança do 2º grau para promoção dos Inspetores, pois apesar da CDRJ ter colocado no PCES essa exigência, não disponibilizou em todos os portos e nos horários de trabalho praticados curso àqueles que não tivessem tal título, como também não é justa e certamente incorreta esta cobrança agora a trabalhadores com mais de 40 anos de idade, quando ao ingressarem na Companhia, em media a mais de 20 anos, a escolaridade exigida era o 1º grau; os critérios adotados para a promoção; a Regulamentação Nacional da Guarda Portuária e o cumprimento da portaria 121.

Ao finalizar, o Secretário Executivo afirmou que todas as Cias Docas têm ciência dos prazos e que no máximo em 19 de agosto, as negociações deverão estar concluídas tanto do ACT Nacional, quanto dos Regionais.

Próxima reunião será realizada em data ainda a ser definida em função dos desdobramentos das negociações regionais, que não de ultrapassar a 15 dias.

4 comentários:

  1. os concursados esperam ansiosamente para ingressar para a GP, nos ajudem! por favor!

    ResponderExcluir
  2. O ingresso de novos companheiros e companheiras nos quadros da CDRJ é uma das lutas desta Direção Sindical. Já falamos com alguns de vcs e explicamos a problemática dentro da Empresa, estamos agindo para solucioná-la. Conte com a gente.

    ResponderExcluir
  3. Excelente Sindicato. Creio q o caminho seja exatamente este, comprovação de cargos comissionados e terceirizados.
    visitei o site da DOCAS no link: prestação de contas anuais, onde eles deveriam mencionar a contratação de terceiros e pude perceber que:
    No relatório de gestão , existe na pág 79 o seguinte: "Informações sobre os contratos de terceirização de mão-de-obra". Porém, O ÚLTIMO RELATÓRIO DISPONÍVEL NO SITE É DE 2009, OU SEJA, EXISTEM DOIS ANOS PENDENTES DE INFORMAÇÕES. INFORMAÇÕES ESTAS QUE PODERIAM EVIDENCIAR A REALIDADE DE TERCEIRIZADOS NO SETOR, QUE POR SUA VEZ SERVIRIA DE PROVA PARA IMPETRARMOS ALGUM REMÉDIO CONSTITUCIONAL OU QQ AÇÃO APROPRIADA!!!!

    Conto com vcs, Jacó 80°(Forum - pciconcursos)

    ResponderExcluir