O Sindicato é seu, filie-se, torne-o cada vez mais Forte.

Quem Luta Conquista!!!

Últimas Notícias


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 7 de maio de 2011

REUNIÃO COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DO PORTUS

Brasília foi ponto de encontro de trabalhadores portuários. O Comitê Nacional em Defesa do PORTUS - Instituto Seguridade Social, (Previdência Complementar dos portuários), formado para defender o fundo de pensão dos trabalhadores, teve dia 04/05/11 a sua quarta reunião, lembrando que foi no Décimo Congresso, em plenária final e por unanimidade que foi decidido por sua criação, o que veio a acontecer no dia 30/11/2010, na cidade do Rio de Janeiro. Composto por Líderanças sindicais,Federação Nacional dos Portuários, Cias Docas, Portus, CONDEL, UNAPPORTUS, APP/SANTOS,APP/RJ além do presidente de Honra, ministro da SEP.

Na ocasião comporam a mesa de abertura: Everandy Cirino, presidente do Sindaport e vice presidente da FNP, Hugo Amboss, representante da CODESA, Claudio Menezes, representante da SEP, Eduardo Guterra, presidente da Federação Nacional dos Portuários e coordenador do CNDP, Eduardo Marinho, presidente do PORTUS, João Neto, representante da EMAP, Stela Cavalcante, representante da CDC, Dr. Marcelise Azevedo, escritório Alino e Roberto( assessoria jurídica) e Vilson Arsenio, presidente da UNAPPORTUS, que na ausência do coordenador Eduardo Guterra, será o responsável pelo CNDP.

Para o presidente da FNP, e coordenador do CNDP, Eduardo Guterra, "ampliar os esforços em defesa do Portus é uma necessidade", afirmou durante a abertura do evento. Ressaltou também que o objetivo do CNDP, é discutir, debater as questões em todos os níveis para sensibilizar não só a sociedade, mas principlamente os setores responsáveis. Já para o presidente do PORTUS, Eduardo Marinho, ele diz que ainda nota-se uma certa resistência do governo contra a instituição, mas que isso não impede que o trabalho seja feito com afinco em sua gestão.

Dr. Wanderlei Freitas, representante da Global Prev, fez uma explanação e apresentou dados contendo valores de dívidas atualizadas das patrocinadoras, destacou ainda, quanto devem pagar para sanarem o débito. Apontou possíveis soluções que seriam: Que as patrocinadoras celebrem o contrato de financiamento e reconheçam as diferenças das reservas de tempo de serviço anterior, conhecido também como ( RTSA), além das patrocinadoras, auditarem suas dívidas.

Finalizando os trabalhos da manhã, Claudio Menezes da SEP, declarou que a Secretária Epecial de Portos continua sensível a questão do PORTUS e afirmou que o ministro Leônidas Cristino, já assinou o decreto que autoriza o repasse de R$ 150 milhões as DOCAS de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, e encaminhou o processo á Casa Civil, agora aguardam aprovação.

Na parte da tarde, os trabalhos continuaram com os sindicatos e a FNP, as propostas para um calendário de lutas foi sugerida. Ficou decidido que as reuniões da CNDP, serão feitas uma vez ao mês. Mobilizações e encaminhamentos para as negociações do Acordo Coletivo Nacional foi um dos principais assuntos da pauta do dia. As decisões que foram deliberadas durante a reunião será oficializada e encaminhadas as entidades, governos, Cias Docas, SEP.

Comunicação FNP
Janara Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário